O Sindicato da Indústria do Trigo do Paraná, Sinditrigo-PR, realizou com grande sucesso, no último dia 17 de abril, o workshop Moatrigo, em Curitiba, reunindo um total de 315 participantes para discutir assuntos relacionados à indústria moageira e à cadeia do trigo, em especial o panorama do Sul do Brasil. Esta foi a segunda edição presencial do evento e registrou um acréscimo de 35% em participantes em relação número de presentes no ano passado.
Segundo a vice-presidente do Sinditrigo-PR, Paloma Venturelli, o tema escolhido, Gestão 5.0, viabilizou importantes debates e reflexões, mobilizando as atenções de executivos, gestores e colaboradores dos moinhos. “É consenso que os moinhos de trigo evoluíram muito tecnologicamente. Não são mais os tradicionais moinhos com estrutura familiar de antigamente. Isto posto, discutimos no Moatrigo a importância fundamental da gestão estratégica voltada para a rentabilidade, com foco nas pessoas, e o caminho sem volta que se apresenta hoje com os inúmeros recursos da inteligência artificial na indústria de alimentos”, explica Venturelli.
A oportunidade de troca de informações e networking proporcionada por um evento técnico e direcionado como o Moatrigo é outro ponto de destaque. “Além da programação com conteúdo de muita qualidade, essa aproximação de pessoas com interesses convergentes é extremamente positiva. Com certeza, o Sinditrigo-PR encerra mais esta edição do Moatrigo cumprindo seu objetivo de colaborar para o desenvolvimento sustentável da indústria moageira e com o aprimoramento profissional de deus representantes”, finaliza.
70 anos do Sinditrigo
O workshop Moatrigo foi encerrado com um jantar comemorativo dos 70 anos do Sinditrigo-PR e contou com a presença de nomes reconhecidos no setor e que ajudaram a construir a história da entidade, entre eles os veteranos moageiros do estado, Mario Venturelli, Roland Guth e Romeu Massignan, que foram os homenageados da noite, juntamente com Valdomiro Bocchese da Cunha, Marcelo Vosnika, Paulo Albuquerque, Luís Martins, Angela Martins, Egon Werner e Roberto Kümmel. Houve também uma homenagem póstuma a Sérgio Kümmel e José Honório Gonçalves.
O Sinditrigo-PR representa mais de 30 associadas e hoje tem sua diretoria executiva composta pelo presidente Daniel Kümmel (Moinho Arapongas); pela vice-presidente Paloma Venturelli (Moinho Globo); e pelo tesoureiro Maximiliano Piermartiri (Moinho Anaconda).