sábado, 14 de setembro de 2024

Notícias

Sistema permite antecipar plantio do milho em até 20 dias antes da colheita da soja

Tags: embrapa, milho safrinha, plantio antecipado, Sistema Antecipe

Um sistema de produção de grãos, desenvolvido pela Embrapa, incrementa ainda mais a produção de soja e do milho segunda safra. Trata-se do Sistema Antecipe, um método de cultivo intercalar mecanizado de milho safrinha nas entrelinhas da soja – até 20 dias antes de ser colhida. Assim, o Antecipe promove aumento na produtividade e reduz riscos ao permitir a semeadura do milho segunda safra dentro da época recomendada pelo zoneamento agrícola de risco climático.

A tecnologia é composta por três pilares: um sistema inédito de produção de grãos, uma semeadora-adubadora desenvolvida para este cultivo e um aplicativo para auxiliar o produtor a planejar de forma correta a implantação do Antecipe.

Resultado de 13 anos de pesquisas da Embrapa Milho e Sorgo e unidades parceiras, a tecnologia é composta por três pilares: um sistema inédito de produção de grãos, uma semeadora-adubadora exclusiva e um aplicativo para auxiliar o produtor a tomar as melhores decisões.

Segundo o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroio Garcia, com a nova tecnologia, o produtor ganha uma janela significativa de 15 a 20 dias de antecipação do plantio do milho, evitando assim o plantio tardio e risco climático. “O corte da parte aérea das folhas do milho intercalado nas entrelinhas, no momento da colheita da soja, não diminui o potencial produtivo do cereal”, explica Garcia.

Para a efetivação do Sistema Antecipe, houve a necessidade de desenvolvimento de uma semeadora-adubadora específica, que de acordo com Garcia só foi possível devido a parceria entre a Embrapa e a empresa Jumil. “Tivemos que desenvolver uma máquina, pois as que haviam no mercado não possibilitavam a implantação do milho na entrelinha da soja em desenvolvimento”, lembra Garcia.

Segundo experimentos a campo nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná, a antecipação da semeadura do milho segunda safra permitiu ganhos que variaram entre 20% e 50%/ a depender da região, do ano agrícola e das cultivares de soja utilizadas.

De acordo com a pesquisa, no Paraná, os melhores resultados com o Antecipe foram obtidos quando o milho foi semeado a partir do estádio R6 ou R7 da soja.

Estados validados

Após validações nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná, o Sistema Antecipe está sendo validado no Mato Grosso do Sul desde o início de 2022, por meio de pesquisas da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) e será demonstrada em quatro Unidades de Observação. “A tecnologia Antecipe é muito promissora para o estado de Mato Grosso do Sul, pois reduz consideravelmente os riscos climáticos do milho segunda”, diz o pesquisador Rodrigo Arroyo Garcia.

Foram selecionadas algumas áreas com parceiros para validação da tecnologia em Mato Grosso do Sul (Durados, Nova Andradina, Maracaju e São Gabriel do Oeste). “Além de representativas na produção, são as regiões com características edafoclimáticas em que o milho pode ser consideravelmente beneficiado pela ação da semeadura, fugindo das épocas de semeadura que os riscos climáticos são específicos”.

Em MS, diversas regiões em que as semeaduras de segunda safra são mais tardias, há muitas deficiências à safra hídrica, e outras também pela ocorrência de geadas. Ele diz ainda que antecipar a semeadura do milho, em método intercalar ao milho, “é fundamental naquelas áreas em que a implantação da soja ocorrerá já em época menos favorável, próxima dos limites do Zoneamento Agrícola de Risco Climático”.

O diferencial do Sistema Antecipe no Mato Grosso do Sul é que, além do milho safrinha, a semeadora-adubadora possui uma terceira caixa para semeadura de forrageiras, adaptado pela fábrica. “A máquina tem aquela famosa terceira caixa, onde podemos depositar as sementes de braquiária para fazer o milho já consorciado, dando continuidade a esta prática tão importante que é o consórcio no plantio direto”, revela o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.

>> Saiba mais sobre o Sistema Antecipe neste link.

Fonte: Embrapa

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário