segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Agronegócio

Soja é a primeira a receber o mapeamento geográfico por satélites

Tags: Conab, mapeamento, soja

Novas ferramentas, utilizando a geotecnologia, contribuem para aperfeiçoar as estimativas de safra do milho e da soja, commodities que são cada vez mais destaques nos mercados de exportação nacional. De olho nessa dinâmica, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), concluiu um plano para realizar o mapeamento desses grãos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Pará.

A partir deste mês, até março de 2021, os técnicos da Companhia estarão em campo nas principais regiões produtoras desses estados para coletar informações dos cultivos, como registro e localização geográfica, identificação das culturas, fases do desenvolvimento, entre outros, a fim de validar o mapeamento prévio realizado por imagens de satélite.

O objetivo é fazer, inicialmente, o mapeamento da soja nessas regiões, mas a ideia é avançar para outras localidades produtoras do Brasil. A previsão da Conab é que, a partir de maio, já sejam produzidos os primeiros resultados da estimativa de área e o mapeamento, informações que contribuem para o aprimoramento das estimativas da produção da leguminosa nesses estados.

Fonte: Conab

Leia também:

https://conexaoagro.com.br/2020/12/18/verao-no-hemisferio-sul-comeca-nesta-segunda-feira/

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário