domingo, 15 de setembro de 2024

Agronegócio

Soluções inteligentes para o agronegócio

 

A revolução tecnológica no campo está levando ao produtor rural mais precisão e gestão eficiente do seu negócio. Conceitos como Internet das Coisas, Inteligência Artificial, computação em nuvem são sistemas e soluções inteligentes que possibilitam informações diferenciadas nas mãos do produtor, em tempo real, para tomadas de decisões estratégicas.

“A gente está vivendo uma era em que a informação é tudo. A informação hoje está sendo considerada um recurso mais valioso que o próprio petróleo. Então a partir do momento que eu tenho informação, eu consigo trabalhar em tempo real, antevendo problemas”,  afirma Almir Meinerz, diretor-executivo da  Spro It Solutions, empresa de tecnologia em software de gestão para o produtor rural e pequenas e grandes empresas.

Diante deste cenário, este é o momento para o agricultor profissionalizar a gestão. A agricultura de precisão já está sendo aplicada, mas a profissionalização da gestão, que é onde os custos estão cada vez mais achatando a margem, precisa de um controle maior. É preciso começar a fazer o planejamento com base em informações, para ter uma gestão fina do negócio”, afirma Meinerz.

A Spro It Solutions  está entrando fortemente no conceito de Internet das Coisas e recentemente adquiriu uma startup, que desenvolve  sensores específicos no agronegócio. Com a implementação de soluções, o produtor consegue ter controle de todos os aspectos relacionados à gestão de sua propriedade, de forma eficiente e segura em diferentes atividades, como a avicultura, piscicultura, suinocultura e bovinocultura de leite.

A tecnologia de sensoriamento, segundo Meinerz, permite o controle de dados relacionados à produção animal, como o consumo de ração, umidade, temperatura, luminosidade, CO2, peso diário e conversão alimentar.  Essas informações precisam de uma conectividade e são enviadas para a “nuvem”, onde, em casos de desvio de processo, são disparados alertas para ao produtor para resolução rápida de problemas na produção. Assim, é possível verificar toda situação e realizar o manejo da produção.

Um exemplo prático, segundo Meinerz, é a piscicultura. “A gente sabe que dependendo da temperatura da água não adianta jogar o alimento para o peixe, porque ele não vai comer. Ou se comer, vai comer muito pouco e não vai atingir o peso que precisa. Conseguir monitorar esses diversos fatores e ambientes fazem com que você tenha informação e não tenha desperdício”, disse.

Outro exemplo claro é na avicultura, onde é possível identificar através da balança, o peso diário do frango com o peso da ração que está no silo.  “Monitorando a conversão alimentar, sabe-se quanto ele comeu de ração e que peso ele atingiu. Hoje esse processo não existe, tanto a agroindústria quanto o produtor, só ficam sabendo da rentabilidade e da qualidade do lote somente depois que foi abatido. Com essas soluções queremos antecipar essa informação, que é um dos tripés para a sustentabilidade do agronegócio para o futuro”, explica Meinerz.

Almir Meinerz falou sobre tecnologias no agronegócio durante evento sobre a 12ª Expedição Safra no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina, onde ocorre a 58ª edição da ExpoLondrina.

 

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário