segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Artigos

SRP comemora 73 anos com muitas histórias e conquistas

A Sociedade Rural do Paraná comemorou esta semana (19 de junho), 73 anos de história. Uma história de conquistas com foco nas prioridades e interesses dos agropecuaristas. A SRP, através de suas diretorias e conselhos, vem, nas últimas décadas, gestionando pelo interesse de seus sócios e também da sociedade civil organizada do Estado, se consolidando com uma das referência como entidade.

Lutas como a duplicação da PR 445, melhorias no aeroporto de Londrina, Contorno Norte, entre outras foram encampadas pela entidade em parceria com outras representações, por serem demandas prioritárias para o crescimento da economia e desenvolvimento regional. O posicionamento contrário da SRP em relação ao Paraná Livre de Aftosa Sem Vacinação (independente de outros Estados) deixa claro que a entidade prioriza o planejamento responsável da atividade e do produtor rural.

Nestes 73 anos, a Sociedade Rural do Paraná acompanhou e sempre apoiou as inovações sustentáveis do setor. Durante a ExpoLondrina – um dos principais eventos de negócios e lazer do Brasil, o qual realiza – o investimento em eventos técnicos científicos cresce a cada ano. A entidade acredita na integração do agronegócio com a Tecnologia da Informação (TI).

Em 2017 inaugurou a Aceleradora Go SRP Agritech em parceria com o Sebrae e Senai, que faz parte do Programa SRP VALLEY focado em tecnologia e projetos para o agronegócio, resultado da ExpoLondrina 2017, edição que marcou a união destas duas frentes. O programa engloba o Pavilhão Smart Agro, o Hackathon Smat Agro, a Acelerador Go SRP Agritech e o Coworking SRP.

A história da SRP começou com a criação da Associação Rural de Londrina (ARL – 1946) e que teve como primeiro presidente Hugo Cabral (também prefeito de Londrina). Em 1955, a ARL realizou a 1ª Exposição de Pecuária e a 2ª Agrícola no Jockey Club de Londrina (a 1ª Agrícola foi no mercado Shangri-lá). A primeira compra de terras para montar o Parque Ney Braga foi escriturada em 1958. A construção da sede e dos primeiros pavilhões, muito deles doados por pioneiros, iniciaram em 1961. A entidade passou a se chamar SRP em 1970. Hoje o Parque Ney Braga é referencia para eventos e ações políticas do segmento

Faz parte ainda do “currículo” da entidade o início da parceria com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em 1962, as negociações para a criação do IAPAR em Londrina, em 1972, e das discussões para a criação da Embrapa Soja, um apoio claro a pesquisa. Ações administrativas e politicas da SRP ajudaram o país a ter uma pecuária e agricultura fortes. Boa parte desta história se encontra no Museu da SRP, inaugurado em 2010, no Parque de Exposições Ney Braga.

É uma história construída com a participação de muitos e de vários segmentos em diversas esferas. Uma história que devemos nos orgulhar. Com 73 anos, a Sociedade Rural do Paraná realizará, em 2020, a 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

Antonio Sampaio, presidente da Sociedade Rural do Paraná

Banner Conexão Agro Anúncio 728x90

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Paraná suspende queima controlada no campo - Conexão Agro
Coluna 205 - Paraná suspende queima controlada no campo
11/09/2024

Paraná suspende por 90 dias queima controlada no campo para prevenir incêndios; pesquisador da Embrapa Soja orienta produtores como enfrentar o clima seco e os efeitos da La Niña na safra 2024/25. Confira as notícias do campo no podcast “Conexão Agro”.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário