O senso comum diz que o olho do dono é que engorda o rebanho, mas, a tecnologia digital, como ferramenta de gestão, e tomada de decisão pontual, engordam muito mais os lucros do produtor de pecuária de corte.
O coordenador de marketing da COIMMA, Gustavo Antunes Trivelin vai despertar o interesse dos pecuaristas pela revolução na gestão da propriedade, com a palestra “Pecuária de precisão: como as tecnologias de monitoramento digital dos animais se somam ao olho do dono para facilitar tomadas de decisão”. A explanação será dia 8, às 17 horas, na Arena Agro Futuro, no AgroBIT Brasil 2022, no Parque de Exposições Ney Braga.
Trivelin traz o know-how da COIMMA, empresa com 70 anos no mercado e que começou fabricando carroças e charretes, passando a fazer troncos de contenção e balanças bovinas, avançando para a pecuária de precisão. “A pecuária de precisão oferece uma visão diferente do que é a tomada de decisão dentro de um ambiente produtivo, que é muito dinâmico. Diariamente, mostra como está o cenário para nós. A nossa tomada de decisão fica muito potencializada”, afirma Trivelin.
De uma maneira didática, o coordenador de marketing explica que a pecuária de precisão transforma dados que, antes eram analógicos, para uma realidade digital, aprimorando o sistema de gestão a partir dessas informações.
“Quando a gente fala de retorno para o produtor de pecuária de corte, vai depender muito do que fará com essas informações. É a mesma coisa de falar que você compra um barracão sem ter nada para pôr embaixo. Qual será o retorno? Se não usar, não colocar nada embaixo, não vai ter retorno nenhum. A mesma coisa um software. Se contratar um software de gestão de pecuária e não utilizar também não terá retorno”, ressalta.
Trivelin aponta ainda que a adoção da pecuária de precisão impõe desafios. Um deles é que a propriedade precisa estar pronta para receber os dados que serão gerados. São dados que chegam no escritório de uma fazenda, mas é preciso entender e saber como agir a partir dessas informações.
“Por mais que a fazenda tenha técnicos e consultores, na hora em que a informação chega, por exemplo, que os animais estão perdendo peso, muitas vezes, esses profissionais não sabem o que fazer com essa informação. É preciso entender como incorporar os dados que chegam e transformá-los em rotina”, conclui Trevelin.
A realização do AgroBIT 2022 é da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Sebrae, FB Group-Eventos e AgroValley Londrina.
SERVIÇO
Evento: 5º AgroBIT Brasil 2022
Data: 8 e 9 de novembro de 2022
Local: Parque de Exposições Governador Ney Braga – Londrina/PR
Inscrições: https://www.agrobitbrasil.com.br/
Notícias
Tecnologia digital pode engordar o lucro do produtor de pecuária de corte
- Por: Marilayde Costa
Tags: inovação, pecuária, pecuária de precisão, tecnologia
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Últimas Notícias
Sustentabilidade
Política e Economia
Horticultura
Coluna Podcast

Podcast 223 - Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose traz benefícios e garante a melhoria do leite
19/04/2025
A busca por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite segue entre as principais preocupações dos produtores do Paraná, segundo maior estado produtor de leite do país. Confira!
Cotações
Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.
News Letter
Calendário
‹
›