domingo, 12 de maio de 2024

CPR Financeira é alternativa rápida para crédito rural
Vitor Pasquini Colunista Conexão Agro
Vitor Pasquini
06/10/2023

CPR Financeira é alternativa rápida para crédito rural

Pode até parecer slogan de propaganda, mas é uma realidade no agronegócio: os produtores podem contratar crédito de forma desburocratizada para financiar a produção. Trata-se da CPR Financeira (Cédula de Produto Rural), um título de valor mobiliário que é disponibilizado pela Sicredi Dexis.

Há três anos o produto é ofertado aos associados da cooperativa. A carteira da CPR Financeira totaliza R$ 1,4 bilhão, em 2.890 operações, o que dá um tíquete médio de R$ 480 mil.

O título de crédito representa uma promessa de pagamento. Isso significa que o produtor pagará em dinheiro o valor correspondente ao produto na data de vencimento da cédula. Assim, ele estará protegido das oscilações de mercado, porque o valor da cédula é fixado no momento da emissão.

Com os recursos em mãos, os produtores podem financiar a produção, negociando os preços na compra de insumos e também terão flexibilidade de vender a produção no melhor momento.

Com o apoio da cooperativa, é o próprio produtor quem emite o título e negocia com um credor, que no caso é a Sicredi Dexis, em troca da antecipação do valor. A Sicredi só trabalha com a CPR Financeira, não oferecendo a forma física, que é aquela em que o produtor se compromete a entregar o produto agropecuário especificado na cédula, conforme a quantidade, qualidade, local e data combinados.

A contratação pode ser feita em uma das 112 agências da cooperativa no norte e noroeste do Paraná, centro e centro-leste de São Paulo. Outra opção é a CPR Fácil, cuja contratação é feita por meio do aplicativo da Sicredi. Para isso, é preciso estar com os dados cadastrais atualizados, incluindo o registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Aí basta simular e contratar o produto, que tem isenção de IOF.

A CPR Financeira foi instituída pela lei 10.200/2001, possibilitando que as instituições financeiras negociem com os produtores rurais. Em 2020 a Lei 13.986/2020 alterou regras, flexibilizando, por exemplo, garantias obrigatórias. Na prática, isso tornou ainda mais ágil o processo. Na Sicredi Dexis 35% do crédito rural vem da CPR Financeira.

Vitor Pasquini

Gerente de Desenvolvimento de Crédito Agro na Sicredi Dexis

Mais Publicações

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Tomate orgânico - Conexão Agro
Coluna 190 - Agricultores relatam desafios na transição para agricultura orgânica
24/04/2024

A transição para a agricultura orgânica é uma jornada desafiadora, mas também profundamente recompensadora. Na coluna “Conexão Agro” uma reportagem com depoimentos de agricultores que enfrentaram o desafio e hoje colhem bons frutos.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário