sexta-feira, 10 de maio de 2024

Commodities, Política e Economia
Desativação de ramal ferroviário Ourinhos-Londrina gera mobilização
16/01/2024
Medida vai na contramão de todo esforço para fortalecer o desenvolvimento do Norte e Norte Pioneiro.
Por: Redação
ramal ferroviário desativação SP-Paraná trem - conexão agro
O ramal possui 217 quilômetros de extensão, saindo de Ourinhos até chegar em Londrina
Divulgação
Tags: Ramal ferroviário desativado, ramal SP-Londrina

A desativação do ramal ferroviário entre Londrina e Ourinhos (SP), anunciada nesta segunda-feira (dia 16) pela empresa Rumo, gerou inúmeras reclamações de políticos e lideranças locais, além de duras críticas do sindicato dos ferroviários e denúncias contra a concessionária.

O deputado estadual Tercilio Turini considera um absurdo a decisão da empresa Rumo de desativar o ramal  e suspender o transporte de cargas na Ferrovia São Paulo-Paraná.

"É uma medida que vai na contramão de todo esforço para fortalecer o desenvolvimento do Norte e Norte Pioneiro. Estamos num momento em que os municípios batalham por mais infraestrutura e logística para atração de investimentos, indústrias e novos empreendimentos. Precisamos unir lideranças políticas e do setor produtivo, mobilizar a comunidade e buscar alternativas para reverter essa decisão", afirma Turini.

O parlamentar de Londrina já está em contato com outros deputados estaduais que também atuam no Norte e Norte Pioneiro para iniciar um movimento para manter o transporte ferroviário de cargas. "É uma ferrovia histórica, o trem foi determinante para o desenvolvimento de toda a região. Não podemos aceitar que a empresa simplesmente desative o ramal até a divisa com o estado de São Paulo. Isso prejudica muito a economia regional e afeta a população com o risco de fechamento de empresas. Temos que envolver toda comunidade nessa luta" - ressalta o deputado estadual Tercilio Turini.

Com a desativação do Ramal São Paulo-Paraná, o Norte Pioneiro perde de vez a circulação de trens entre seus 25 municípios, já que este era o último trecho de transporte ferroviário ainda em atividade.

O ramal possui 217 quilômetros de extensão, saindo de Ourinhos,  cruzava os municípios de Jacarezinho (no distrito de Marques dos Reis), Cambará e Andirá, além de passar por Bandeirantes e Cornélio Procópio e outras cidades vizinhas, até chegar a Londrina

A empresa Rumo Logística alega que não houve demanda prevista para o ramal em 2024, o que motivou a concessionária a abandonar as operações por tempo indeterminado. Apesar disso, ainda há a possibilidade de inserção do trecho em incentivos do governo federal para retomada do desenvolvimento dos ramais ferroviários.

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Podcast

Coluna Podcast

Tomate orgânico - Conexão Agro
Coluna 190 - Agricultores relatam desafios na transição para agricultura orgânica
24/04/2024

A transição para a agricultura orgânica é uma jornada desafiadora, mas também profundamente recompensadora. Na coluna “Conexão Agro” uma reportagem com depoimentos de agricultores que enfrentaram o desafio e hoje colhem bons frutos.

Cotações

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.

News Letter

Calendário

Calendário